Para os insatisfeitos com a cor de seus olhos, uma técnica cirúrgica desenvolvida no Panamá desde 2002 promete a mudança da coloração da íris. O procedimento vem atraindo brasileiros à América Central , mas os médicos alertam quanto aos inúmeros riscos que podem ser causados, como catarata, glaucoma e até a cegueira.
O pioneiro da técnica, que consiste na introdução de uma lente de silicone na câmera anterior, é o oftalmologista Delary Kahn. Ele diz ter realizado cerca de 600 cirurgias até hoje e em apenas 1% dos casos o paciente apresentou efeitos colaterais. Porém, o grande perigo está no fato de que no território panamense não há a exigência de pesquisas experimentais anteriores a aplicação do método.
Visto isso, é necessário que haja mais estudos em relação à técnica, que já é utilizada em albinos e pessoas com problemas oculares, para poder ser difundida aos vaidosos de plantão. A segurança da cirurgia e sua liberação pela Anvisa, é fator indispensável para o paciente que deseja abandonar às lentes de contato coloridas e acordar, naturalmente, com a cor do olho que deseja.
E você? Teria coragem?
Fonte: Folha de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário