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sábado, 30 de julho de 2011

Itaboraí - Da Criação ao Esquecimento


COMO SURGIU A CIDADE DE ITABORAÍ?


Sua origem vem em relação da história da extinta Vila de Santo Antônio de Sá ou Vila de Santo Antônio de Macacu, antes conhecida, e sua origem data de 1567.

Sua fundação ocorreu em 1672, quando foi erguida uma capela dedicada a São João Batista, que foi substituída por outro templo em 1684.

Pelos anos de 1700 a 1800, a freguesia de São João de Itaboraí obteve grande desenvolvimento, sendo que em 1778, era a mais importante da Vila de Santo Antônio de Sá, que foi considerada um grande centro agrícola. Foi em 1780, que grande parte do açúcar produzido pelos oitenta engenhos das freguesias próximas era embarcado em caixas de madeira nos catorze barcos pertencentes ao porto (daí o nome Porto das Caixas).


Já em 1829, a Freguesia São João de Itaboraí foi atinida por uma epidemia de malária, causando muitas mortes e grande prejuízo para a região. Em 15 de janeiro de 1833, através de um Decreto Imperial, a freguesia foi elevada à categoria de Vila e, a 22 de maio do mesmo ano, instalou-se a primeira Câmara de Vereadores.

A partir de 1850, os transportes fluviais foram gradualmente substituídos pelos ferroviários e, em 23 de abril de 1860, com a inauguração do primeiro trecho da Estrada de Ferro Niterói-Cantagalo, Itaboraí consolidou a sua importância econômica, pois recebia toda a produção de gêneros do nordeste fluminense pela ferrovia e a enviava em embarcações pelo Rio Aldeia até o Rio Macacu, deste seguinte até a Baía de Guanabara para ser comercializada. Contudo, a Vila de Santo Antônio de Sá começou a entrar em decadência, pois perdia a sua condição de entreposto comercial.

Em 5 de julho de 1874, foi inaugurada a Estrada Ferro-Carril Niteroiense, partindo de Maruí, em Niterói, até Porto das Caixas. A estrada fazia a ligação de Nova Friburgo e Cantagalo diretamente ao porto da capital da província, Niterói, substituindo o transporte fluvial realizado através de Porto das Caixas. A construção da estrada foi uma das principais causas do declínio do porto e, por conseqüência, da Vila de São João de Itaboraí – este também agravado pela libertação dos escravos, que levou muitos fazendeiros à falência.

Apesar do início da construção do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (COMPERJ), Itaboraí ainda é um município rural, possuindo grande parte de seu território ocupado por propriedades rurais.

CUIDADOS QUE PRECISAM SER TOMADOS JÁ!
Assim estão todas as Ruas do Parque Estrada Friburgo em Sambaetiba
Apesar do grande crescimento da cidade, Itaboraí tem os mesmo problemas e deficiências de outras localidades, pois cuida bem do seu centro principal, ou seja, do centro do bolo e deixa as áreas mais distantes no maior carência. 

A cidade está hoje em dia em franco desenvolvimento, mas as autoridades municipais, precisam olhar com mais carinho a periferia do município, locais como SAMBAETIBA por exemplo, e melhor dizendo Parque Estrada Friburgo, necessitam de toda atenção hoje, pois as localidades carecem de tudo,e o povo que ali reside tem uma força extraordinária nas urnas. 

Esperamos nós que aqui fixamos residências, que este quadro não perdure e que breve tenhas igualdades de atendimento dos setores administrativos em todos os bairros. 

Obs: Compilado e atualizado por reportagem
A Folhinha nas Ruas.

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