Ela é moradora de Itaboraí, tem 38 anos e um forte sentimento solidário, o que a fez ir em busca de melhores condições de vida para as mulheres da comunidade de Agrobrasil, em Sambaetiba. Sônia Vasconcellos conseguiu, por meio de parceria com o Ministério do Trabalho, levar para a região o curso de artesanato em fibra de bananeira. Conheça um pouco mais dessa história, que marca para o Comperj Informa (Informativo), o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. A todas as mulheres participantes do curso de artesanato e todas nossas leitoras, PARABÉNS !
Sônia - Queria que as alunas vislumbrassem uma possibilidade de aumentar sua renda por meio do artesanato, e a escolha por esse tema – artesanato em fibra de bananeira – foi em função de essa matéria-prima ser farta na região rural. Mas, sem aproveitamento, vira lixo.
Sônia - O curso faz parte de um programa do Ministério do Trabalho. Foi realizado no período de agosto a novembro de 2010 e oferecido à comunidade de forma totalmente gratuita. Me comprometi em fornecer o lanche, pedi apoio à Capela Nossa Senhora Aparecida, que prontamente cedeu o espaço, e o próprio projeto patrocina o professor. As inscrições foram amplamente divulgadas na comunidade e foi possível contar, ao final, com 12 alunas que receberam certificação.
Sônia - Meu objetivo agora é conseguir ajuda para vender a produção. As mulheres até podem conseguir trabalhar em casa, mas precisam de um espaço para vender os produtos. O ideal seria participarem da feira de artesanato que acontece na praça central de Itaboraí , e estamos buscando este caminho.
UM belo trabalho com a comunidade. Faço parte de um grupo que trabalha com mulheres de nossa comunidade gostaria de saber como trazer este curso para a minha comunidade. obrigada Ieda Lima
ResponderExcluirEntraremos em contato com a Sônia Vasconcellos, e breve terá respostas. Obrigado Ieda, pela participação.
ResponderExcluir