Biografia
O barão de BUJURÚ foi Inocêncio Velloso Pederneiras.Brigadeiro, Diretor da Diretoria Geral das Obras Militares em 1889.Representou a Província do RS na 14ª legislatura de 1869 a 1872.Comendador de S. Bento de Aviz, Dignitário da I.Ordem da Rosa, Comendador da de Cristo, e condecorado com a medalha da Campanha do Paraguai com passador de ouro.
BUJURU, como está no decreto, conforme retificação ao ANB no "Titulares do Império" por Carlos G. Rheingantz, RJ 1960, páginas 112 a 121.
Adendas
Inocêncio Veloso Pederneiras - agraciado com o título ( Dec 13.07.1889 ) de Barão de Bujuru. Membro da família Pederneiras , de Rio Pardo-RS, ramo da antiga família Veloso Rebelo, do Rio de Janeiro, que teve seu sobrenome tomado da estância Pederneiras, em Rio Pardo.Houve dupla origem, na mesma família, por parte de primos, de filiações naturais, criados por seus tios Velosos Rebelos. Podemos recuar esta família em Manuel Veloso Rebelo, que foi casado com sua sobrinha Josefina Veloso Cidade, da mesma família, ramos do Rio de Janeiro. Sem filhos, criaram alguns sobrinhos e sobrinhos-netos, um deles o Barão.Nascido no Rio Grande do Sul a 14.06.1818 e falecido no Rio de Janeiro-RJ a 18.06.1891. Filho de João de Sá Brito e de Manuela Branco Pereira, sobrinha do citado Manuel, da estância de Pederneiras, e neta de José Veloso Rebelo, patriarca da família, ramo do Rio de Janeiro.Reformado no posto de tenente-coronel ( 30.01.1890). Brigadeiro. Casou-se cerca de 1856/1857 com sua prima legítima Maria Isabel Veloso Rebelo , nascida em 1838 e falecida no Rio de Janeiro-RJ a 24.09.1895, Baronesa de Bujuru, filha de João Francisco Veloso Rebelo e Carolina Sérgio do Amaral.
Obs: O Barão nunca usou o título com o qual fora agraciado.
Colaboradora:Regina Cascão - Fonte: Dicionário das Famílias Brasileiras, de Carlos Eduardo Barata e AH Cunha Bueno -
Verbetes: Bojuru, Barão de; famílias Pederneiras e Veloso Rebelo.
Fonte: http://www.sfreinobreza.com/NobB.htm