Uma Incrível Trajetória Pública
Nilda de Souza Machado Orsi, a Nilda do Posto, nasceu na cidade de Campos no Estado do Rio de Janeiro onde viveu até aproximadamente os 6 meses de idade.
|
Nilda participou e ganhou
muitos concursos de beleza. |
Seu pai - o Sr. Grinaldo VIEIRA Machado - junto com sua mãe - Hilda Machado-, tiveram que se mudar para Guapimirim por motivos de saúde, já que seu pai necessitava estar mais perto do Rio de Janeiro para se tratar, arrumando emprego na empreiteira que construía a então Rodovia Santos Dumont (Rio - Teresópolis).
Nilda foi criada por seus pais em Guapimirim, onde estudou nos colégios da região, terminando o 3o ano do 2o grau.
Jovem e Bonita, como mostra a foto ao lado, logo se casou pela primeira vez, mudando para a cidade do Rio de Janeiro, residindo lá até 1983.
Neste período ficou viúva em 1974. Mas em umas de suas visitas a seus parentes em Guapimirim conheceu Nelson Costa Mello Em 1976 - o Nelson do Posto. Seu apelido "Nelson do Posto" se deu por que ele era proprietário, junto com sua família, de um posto de gasolina no bairro de Parada Modelo, as margens da rodovia BR-116.
Em sua época, o posto foi muito freqüentado pela população local e servia de parada para ônibus de viagem que seguiam para vários destinos. Com o tempo o Posto do Nelson lhe deu o apelido de Nelson do Posto.
Eles se conheceram através de seu irmão que trabalhava no Posto de Gasolina. O namoro virou casamento e então Nilda retornou a Guapimirim Em 1983, tornando se a NILDA DO POSTO, de onde não pretende sair nunca mais.
|
O sorriso estampado é a marca da família |
Com isso se formou uma das famílias mais importantes e de sucesso da região Magé/ Guapimirim, no âmbito político e Social.
Sendo mãe de dois filhos - Patrícia e Alexsander – e avó de três – Nelsinho, Ágnes e Lígia -, Nilda ingressou na política trabalhando com Nelson na câmara de vereadores de Magé durante seu mandato (1988-1992).
Em 1992, Nilda do Posto junto com seu marido Nelson do Posto ajudou a organizar o movimento que emancipou Guapimirim como cidade.
|
Nilda, Nelson e Patrícia |
No mesmo período, com Guapimirim já emancipada, veio a se tornar a Primeira Dama, quando Nelson do Posto assumiu seu 1o mandato de Prefeito, onde ficou por dois mandatos.
No ano 2000, uma doença atrapalhou a sua campanha, ficou internada mais de um mês devido a um Enfarto do MESENTÉRIO. Mas a Guerreira não se entregou.
Na eleição seguinte, elegeu se Vereadora. Tornando se a primeira e única mulher eleita vereadora do Município. Esse feito é mais significante ao acrescentarmos o fato de que foi eleita com o maior número de votos entre todos os candidatos. Com o Gingle criado por Antonio Carlos Fantinatti, "Nilda do Posto é Trabalho".
|
Atrás de Nilda, Tarcila Carla, Atrás de Nelson D. Marlene. |
Em 2008, foi reeleita, também com a maioria dos votos, mas um problema com a sua inscrição, sua candidatura foi considerada inválida, e não pode assumir o cargo. Nilda que em 2006, sofreu um atentado a tiros, sendo alvejada por criminosos com três tiros de pistola 45, quando estava ao volante de seu carro, na Avenida Dedo de Deus, em Guapimirim. Apesar de ferida, Nilda continuou a guiar o carro até bater num muro pequeno, 200 metros adiante. Nilda do Posto foi hospitalizada, e em decorrência de problemas de saúde causados por esse atentado não votou nas eleições de 2006.
Esse fato impugnou a sua candidatura, porque sua assessoria na época esqueceu se de pagar a multa, a qual todos que não votam e não justificam são obrigados a pagar.
Em 2010, sofreu o maior baque de sua vida. No dia 28 de Novembro, ficou viúva de Nelson Costa Melo - Nelson do Posto – que faleceu de complicações respiratórias e falência múltipla dos órgãos, depois de 38 anos juntos de alegria e realizações.
Desde então se dedica a família e a Secretária de Agricultura de Guapimirim, onde ocupa o cargo de Secretária de Agricultura.