A Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio vai instalar 73 sirenes de alerta de chuvas em pontos críticos nos municípios de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, na Região Serrana. O objetivo é preparar comunidades com risco de desabamento e evitar tragédias como a que ocorreu em janeiro deste ano.
O custo do projeto é de R$ 3,3 milhões e, segundo o subsecretário de Estado de Defesa Civil, Coronel Jerri Andrade Pires, o mapeamento das áreas contempladas já foi concluído. O contrato com a empresa responsável pelo serviço foi assinado no início desta semana e todos os equipamentos devem ser instalados em até seis meses.
Serão 38 sirenes em Nova Friburgo, 18 em Petrópolis e 17 em Teresópolis. Segundo Jerri, os testes devem ser realizados na primeira quinzena de outubro.
A Defesa Civil do Estado já começou a identificar os locais que serão usados como refúgio no período de alerta. Além das sirenes, serão implantados pluviômetros para medir a intensidade das chuvas. Agentes comunitários também estão sendo treinados para que a população conheça o projeto. http://g1.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário