Goiabas do tipo Paluma, rica em licopeno, substância que combate os radicais livres, inibindo o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, entre eles o de próstata.
ESTUDO
Essa constatação conduziu o trabalho para análise do teor de licopeno. A conclusão da pesquisa indicou 8,5 mg de licopeno por 100g da fruta. Portanto, 3 mg a mais do que o observado nos maiores teores encontrados em todas as outras variedades de goiabas vermelhas.
“Essa variedade tem um teor alto de licopeno, muito importante para prevenir diversos tipos de câncer, principalmente o de próstata. O licopeno é reconhecidamente uma substância que tem trazido um grande avanço no combate a esse tipo de doença”, explicou a nutricionista do Hospital Santa Mônica, Denise Sathler.
De acordo com ela, a goiaba é um alimento muito saudável, com propriedades funcionais bioativas.
“A goiaba dispõe de licopeno, aliada as vitaminas A, B1, B2, B6, C, E, fibras, niacina e zinco, o que contribui para o conceito de fruta completa”, observou.
Segundo o engenheiro agrônomo da Cristalcoop, Rossini Brito Pereira, a produção do pólo da goiaba está distribuída pelos municípios de Pedro Canário, Conceição da Barra, Montanha, Pinheiros e Boa Esperança.
“Ao todo são cerca de 100 produtores. Inicialmente, serão colhidos 60 hectares da fruta. A importância do pólo está na geração de emprego e renda para a região Norte, que apresenta um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDHs) do Estado”, contou.
AS VANTAGENS
– Tem sabor forte e pode ser consumida fresca, em conserva ou como geléia. É rica em sais minerais como o cálcio, fósforo e ferro;– Tem alto teor de vitamina C, o que a torna eficaz no combate às infecções e hemorragias;
– É ótima para o fortalecimento dos ossos e dentes e cicatrização de cortes e queimaduras;
– Rica em vitamina A, é excelente para a vista, saúde da pele e mucosas;
– A goiaba é também rica em vitamina B1, por isso ajuda na regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo;
– É recomendada também para prevenir o câncer e doenças cardíacas, pois é rica em licopeno, um carotenóide indicado para combater os radicais livres;
– A goiaba não é ácida e, assim, pode substituir o tomate na confecção de molhos salgados e agridoces, sobretudo para pessoas com restrições à acidez do tomate;
Nenhum comentário:
Postar um comentário